Cabo da Roca, onde a terra se acaba e o mar começa...
- | por Kelly Nogueira
- 23 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

A aproximadamente 40 minutos de Lisboa, o Cabo da Roca fica situado na freguesia de Colares, concelho de Sintra. O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa Continental. Luís Vaz de Camões descreveu o local como "Aqui... onde a terra se acaba... e o mar começa...", em seu famoso livro 'Os Lusíadas'.

Ao chegarmos no Cabo da Roca, nos deparamos com uma paisagem espetacular, tanto do oceano como da Serra de Sintra! Há ainda um imponente farol, um memorial em pedra com os dizeres de Camões gravados e uma lojinha de souvenirs. Integrado no Parque Natural de Sintra Cascais, o Cabo da Roca engloba uma vasta área de interesse natural e beleza paisagística. Possui uma flora diversa, que é objeto de vários estudos, e entre as várias espécies de vegetais, há uma das mais raras, a armeria pseudoarmeria. E partindo do Cabo podemos seguir variados eco-trilhos.
O lugar é de tirar o fôlego, mas precisamos respeitar os cercados que delimitam as áreas que podem ser visitadas, pois existem algumas trilhas fora destes cercados, que foram criadas pelos visitantes mais ousados. Podemos ficar tentados pensando que as fotos irão ficar melhores do lado de lá, mas não vale o risco. Infelizmente já houveram acidentes fatais ali. Por isso, sejamos prudentes.
Dica: Para quem vai passar lá ao fim do dia, vale muito ficar para contemplar o pôr-do-sol!
Comentários