top of page

Como pedir um café em Lisboa!

  • | por Kelly Nogueira
  • 31 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

'Dependentes' da cafeína e há 2 anos morando em Portugal, descobrimos que o café é coisa séria para os portugueses, uma paixão nacional! Eles entendem do assunto e têm diversas forma de apreciar e de pedir um café, existem vários nomes despendendo do que se serve e de como se serve.

Além de beber, também aprendi a tirar e servir o café aqui em Lisboa. E posso dizer que aprendi da melhor forma, com os próprios portugueses.

Antes das descrições de cada café , vocês precisam saber que a xícara aqui é chamada de chávena e o café pode ser pedido em chávena escalada (muito quente) ou chávena fria, se não especificar o café será servido em uma chávena em temperatura ambiente. Antes de começar, gostaria de esclarecer que essas formas de pedir café variam de região para região. Com base na minha experiência, aqui em Lisboa é assim:

Bica / Italiana - esse é servido numa pequena chávena café negro (forte), tipo um shot de cafeína. A palavra bica, atualmente, está caindo em desuso em Lisboa, a maioria das pessoas pedem um 'café'. Café (cheio/curto) - o nosso famoso 'cafezinho', o cheio tem um pouco mais de café, enchendo um pouco mais a chávena e o curto é com menos aguá, portanto fica com o sabor mais forte (como a bica). Há ainda quem prefira um meio termo e pede "meia chávena". Sem princípio - um café um pouco mais fraco, pois deixa-se escorrer os pingos iniciais do café. Mas digo já, ao pedi-lo está perdendo o melhor do café, a sua essência! Carioca - é um café bem fraquinho, pois ao colocar-se o pó de café no manípulo, tira-se um café mas não enche a chávena, e só depois é que se tira outro café, com o mesmo pó. Garoto - é um café em chávena pequena com um pouco de espuma de leite. O garoto pode ser "clarinho ou escurinho", clarinho com mais leite que café e escurinho o contrário. Pingado - é um café com um pingo de leite. Descafeínado - Quem adivinha esse??? Eeehh... acertou! Um café sem cafeína. Abatanado - esse é polêmico. Muitos dizem que 'são dois cafés mais um pouquinho de água", outros que "isso é um grande delírio, um abatanado é um café com um pouco de água", "é exatamente a mesma coisa de um duplo", "é um café com o dobro de água de um expresso", "é outra palavra para a meia-de-leite" (ok, essa é um absurdo)... Bom, discussões a parte, para mim um abatanado é um café mais longo servido numa chávena grande, mas apenas até a metade. Quando estiverem por aqui peçam e tirem vossas conclusões, vai ser interessante! Duplo - São dois café em chávena grande. Galão - é um café com leite servido num copo de vidro. Meia-de-leite - como o galão, a meia-de-leite é um café com leite, a diferença é que ela é servida numa chávena grande, dizem que a mistura pode sair um pouco mais equilibrada nas quantidades. Café com cheirinho - café com um toque de "bagaço" (aguardente, parecida com a grappa italiana), pode ser tomado como digestivo. Carioca de limão: este não tem café, mas é muito comum pedirem nos cafés. É apenas água fervida com uma casca de limão, um tipo de chá. Pode ser pedido curto ou em chávena grande. Ufa... acho que terminou!

Se você conhece outras expressões e formas de pedir café aqui em Lisboa ou em outra região, deixe aqui nos comentários, vamos compartilhar informações!

Com licença, vou tomar um café...

Comments


Destaques
bottom of page